Marketing digital de livro ou publicidade de livro?

Quando se trata de promoção de livros, o marketing digital e a publicidade costumam ser mencionados ao mesmo tempo. É fácil para eles serem vistos como a mesma coisa, especialmente porque ambos ajudam a promover seu livro e a exibi-lo aos leitores. No entanto, existem várias diferenças importantes entre o marketing digital do livro e a publicidade do livro que você deve ter em mente ao decidir como promover o seu livro.


O marketing digital de livros é propaganda comercial, enquanto a publicidade de livros não é


O marketing digital, em sua definição mais simples, é propaganda comercial, seja paga ou orgânica. Seu marketing digital pode incluir blogs, comunicações por e-mail, alcance de mídia social e propaganda tradicional. Isso é muito diferente da publicidade, que depende de journalistas, blogueiros e influencers para escolher seu livro e apresentá-lo sem nenhum custo para o autor. O lançamento dos anúncios que você planeja é garantida, enquanto a publicidade depende dos caprichos do mundo da mídia e dos redatores individuais.


O marketing digital de livros é sobre conversões e vendas, enquanto a publicidade é sobre exposição e credibilidade


A função do marketing digital é muito diferente da função da publicidade e ambas são muito importantes para a exposição de um livro. A publicidade é especialmente útil no lançamento de um livro, pois estabelece a marca de um autor e lhe dá influência no mundo editorial. Se um blogueiro ou journalista importante escrever sobre um livro, os leitores irão apreciá-lo como um título com curadoria de um meio de comunicação em que eles confiam, o que ajuda a aumentar o valor percebido de seu livro. O marketing digital, no entanto, é fazer com que as pessoas cliquem em um anúncio e comprem seu livro. Isso é ótimo para vendas, mas faz muito menos para a marca do seu autor e geralmente é melhor incorporado após o lançamento inicial do livro para que as pessoas vejam seu livro tanto nos anúncios quanto em publicações e blogs confiáveis.


Você controla o público do marketing digital de livros enquanto os meios de comunicação desenvolvem e selecionam seus próprios públicos


Ambas as opções são espadas de dois gumes. Se você tem um bom controle sobre seu próprio público, o marketing digital pode ser uma jogada fácil; no entanto, se você não conhece os meandros do seu público, é fácil gastar muito dinheiro apresentando seu livro para as pessoas erradas. Isso é muito menos provável com publicidade, já que redatores e journalistas estão selecionando seu livro com base na ideia de que seus leitores estarão interessados. Depois de descobrir que tipo de leitores estão interessados ​​em uma campanha publicitária, pode ser muito mais fácil desenvolver uma campanha de marketing digital que tenha como alvo eficaz seus leitores.


As campanhas publicitárias de livro normalmente demoram mais do que as campanhas de anúncios


Como as campanhas publicitárias dependem de meios de comunicação e blogueiros que decidem ler e escrever sobre seu livro ou fazer uma entrevista, esse processo leva muito mais tempo do que configurar anúncios digitais. Por isso, você deve planejar mais tempo de espera para sua campanha publicitária antes do lançamento do que para uma campanha digital, embora seja extremamente importante planejar a promoção de seu livro com antecedência para ambos.


O marketing digital de livros tem mais potencial a longo prazo, enquanto a publicidade do livro é muito sensível ao tempo


As campanhas de marketing digital podem começar em quase qualquer momento da vida do seu livro. Publicidade, entretanto, não pode. A publicidade é muito focada na ideia de atualidade e notícias, e um livro que saiu há um ano ou até um mês atrás já perdeu a empolgação para grande parte da mídia tradicional. Embora alguma publicidade possa ser feita após um lançamento, normalmente é muito limitada. Isso significa que as campanhas de publicidade e as campanhas de marketing digital se completam bem, em que a campanha de publicidade se concentra no lançamento e a campanha de marketing digital se concentra na venda de livros pós-lançamento.


Ao avaliar as necessidades de marketing e publicidade de seu livro, é importante reservar um minuto e avaliar seu cronograma, objetivos e público-alvo. Avaliar essas coisas o ajudará a decidir o que é melhor para você e pode ajudá-lo a escolher que tipo de recursos você precisa para começar.


Fonte: www.ingramspark.com, Sydney Mathieu

2 views0 comments

© 2020-2021 by ByteAtelier.

All rights reserved.

Privacy Policy

Follow Us:

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon